Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Soporcel reafirma que não negoceia durante greves

A administração do grupo Portucel Soporcel reafirmou hoje que não negoceia com os representantes dos trabalhadores durante as greves convocadas na empresa, recusando uma proposta nesse sentido da comissão sindical.

Soporcel reafirma que não negoceia durante greves
Notícias ao Minuto

21:09 - 20/11/14 por Lusa

Economia Administração

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do grupo Portucel Soporcel alega que a comissão sindical solicitou à administração da papeleira situada em Lavos, Figueira da Foz, uma reunião "para considerar a possibilidade de desconvocar a greve" agendada para sexta-feira, mas a proposta foi recusada.

"Ao fazer esta proposta, a comissão sindical busca apenas justificar o caminho de confrontação pelo qual decidiu enveredar, já que sabe perfeitamente que a Comissão Executiva jamais aceitará negociar com um pré-aviso de greve vigente", sustenta o grupo empresarial.

No entanto, a mesma fonte adiantou que "logo que regresse a tranquilidade laboral" à Soporcel, estarão "reunidas as condições para retomar o diálogo" com os colaboradores.

A fonte do grupo empresarial questiona ainda o porquê de num plenário hoje realizado alegadamente os trabalhadores terem sido impedidos de votar a manutenção ou não da greve.

Ouvido pela Lusa, Vítor Abreu, porta-voz da comissão sindical da Soporcel, frisou que a realização da greve foi votada no início do mês e que uma eventual votação pela manutenção da paralisação "não fazia parte da ordem dos trabalhos".

"Como não houve nada, nenhum desenvolvimento, que pudesse justificar a retirada [do pré-aviso de greve], foi mantido o que tinha sido decidido", explicou, aludindo à paralisação de 24 horas que começa às 04:00 de sexta-feira.

Já sobre a questão das negociações com a administração da Soporcel, o responsável da comissão sindical disse que numa reunião preparativa da paralisação, realizada hoje e que se estendeu por cerca de quatro horas, os trabalhadores "deram mais uma oportunidade" à administração para negociar, o que não foi aceite.

"A greve seria desmarcada se fosse combinada uma agenda negocial. Mas a resposta que veio foi 'não'", lamentou.

Os trabalhadores da Soporcel cumprem sexta-feira novo período de greve, por questões relacionadas com o fundo de pensões da empresa e a falta de negociação, imputada pelo sindicato à administração, de um caderno reivindicativo, entre outras questões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório