Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco está contra reposição de regalias a deputados

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou hoje que o BE "está contra" propostas de reposição de regalias a deputados "ao mesmo tempo que se corta em pensões de trabalhadores".

Bloco está contra reposição de regalias a deputados
Notícias ao Minuto

14:48 - 20/11/14 por Lusa

Economia OE2015

Mariana Mortágua, que falava durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2015 na Assembleia da República, começou por acusar o Governo de ter rasgado o contrato que tinha com os trabalhadores das empresas do Estado, o qual previa um complemento de pensão, permitindo a estes trabalhadores "ter um rendimento digno".

"O Governo sem pestanejar cortou esse contrato, rasgou esse contrato e corta no rendimento que muitas vezes equivale a 60% do rendimento dos trabalhadores destas empresas", disse a deputada bloquista.

De acordo com Mariana Mortágua, "não se pode admitir que o PSD admita cortar complementos de reforma de trabalhadores da função pública ao mesmo tempo que propõe, juntamente com deputados do PS, repor as pensões vitalícias a deputados".

A deputada do BE reiterou que o seu partido está "contra qualquer proposta que implique repor regalias a deputados ao mesmo tempo que se corta em pensões de trabalhadores".

Sobre esta matéria, nem os deputados do PS nem os deputados do PSD pediram a palavra, sendo que, na sexta-feira, os dois partidos entregaram uma proposta de alteração ao Orçamento que acaba com a suspensão introduzida em 2014 nas subvenções mensais vitalícias atribuídas a ex-titulares de cargos políticos com rendimentos mensais médios superiores a 2.000 euros.

A proposta de alteração em causa, que é subscrita pelos deputados Couto dos Santos (PSD) e José Lello (PS), ambos membros do Conselho de Administração da Assembleia da República, prevê que em 2015 essas subvenções, bem como as respetivas subvenções de sobrevivência, passem a estar sujeitas "a uma contribuição extraordinária de 15% sobre o montante que exceda os 2.000 euros".

A bancada socialista já disse que vai viabilizar a proposta de alteração ao Orçamento para acabar com a suspensão do pagamento de subvenções vitalícias a antigos titulares de cargos políticos: "Não vamos colocar obstáculos à aprovação dessa proposta de alteração" ao Orçamento do Estado para 2015, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da bancada socialista Vieira da Silva.

Já quanto aos complementos de pensão, a proposta de Orçamento do Estado para 2015 mantém a suspensão do pagamento de complementos de pensões pelas empresas do setor empresarial do Estado com prejuízos nos últimos três anos.

No debate parlamentar, também o PS e o PCP criticaram esta medida: o comunista Bruno Dias considerou que se trata de "um saque" aos rendimentos dos trabalhadores e referiu que "foram as empresas que lhes pediram para passarem para a reforma mais cedo", ao passo que a socialista Catarina Marcelino defendeu que se trata de "uma proposta imoral, indigna e indecente" com a qual o Governo "está a dar cabo da vida de centenas de pessoas que não pediram nada a ninguém e que hoje veem os seus rendimentos cortados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório