Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Dois milhões de euros para reabilitar sete edifícios de Viseu

A Câmara de Viseu celebrou hoje um conjunto de contratos de execução de obras, que vai permitir a reabilitação de sete edifícios do centro histórico, num investimento que se aproxima dos dois milhões de euros.

Dois milhões de euros para reabilitar sete edifícios de Viseu
Notícias ao Minuto

13:56 - 05/11/14 por Lusa

Economia Câmara Municipal

De acordo com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a execução de obras em sete edifícios do coração da cidade vai contribuir para "estancar a hemorragia populacional do centro histórico da última década".

"A reabilitação destes edifícios permitirá criar 15 novos fogos habitacionais para arrendamento e fixar 50 novos moradores no centro histórico, especialmente de jovens famílias. Simultaneamente, serão criados seis novos espaços comerciais e de serviços culturais", referiu.

Durante a cerimónia de assinatura dos contratos das obras de reabilitação de sete edifícios do centro histórico de Viseu, financiados no âmbito do programa "Reabilitar para Arrendar", o autarca de Viseu sublinhou que esta é "uma injeção de vitalidade no coração da cidade".

Na sua opinião, a revitalização do centro histórico é "um desafio de inclusão e de sustentabilidade", que "requer equilíbrios e compatibilização de usos", "sem fanatismo ou extremismo".

Cinco dos sete edifícios estão localizados na Rua Direita, situando-se os restantes no Largo de São Teotónio e na Rua Silva Gaio.

Na mais importante artéria do centro histórico, quatro edifícios darão lugar a apenas dois, depois de unificados, sendo criados seis fogos habitacionais e quatro estabelecimentos.

Ainda na Rua Direita, da reabilitação do edifício nº 275 nascerão quatro fogos habitacionais e um estabelecimento.

No Largo de São Teotónio será reabilitado um edifício onde serão construídos cinco fogos habitacionais e um estabelecimento, enquanto na Casa da Calçada nascerá um espaço para serviços culturais.

Nesta ocasião, Almeida Henriques anunciou ainda que na sexta-feira será instalada e reunirá pela primeira vez a comissão de acompanhamento do Plano de Revitalização do Centro Histórico "Viseu Viva".

"Terá na agenda temas fundamentais para o desenvolvimento do centro histórico como este, da compatibilização horária de interesses, a segurança e o estímulo à reabilitação e insonorização do edificado", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório