Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Noruega quer colaborar com Portugal no desenvolvimento da 'economia azul'

A secretária de Estado norueguesa do Comércio, Indústria e Pescas, Dylek Ayhan, disse hoje que a Noruega está interessada em promover a "economia azul" em colaboração com Portugal, após uma visita à incubadora Startup Lisboa.

Noruega quer colaborar com Portugal no desenvolvimento da 'economia azul'
Notícias ao Minuto

16:46 - 31/10/14 por Lusa

Economia Diplomacia

"Tanto Portugal como a Noruega possuem uma extensa área marinha e têm uma longa tradição de trocas comerciais e colaboração bilateral na indústria marítima", declarou a governante norueguesa, elogiando os " esforços" que Portugal tem feito para pôr o tema da 'economia azul' na agenda europeia.

Entre as vantagens da 'economia azul' elencou o fornecimento de alimentação, transporte ou energia.

"Pensamos que há potencial para investir na pesquisa e inovação", destacou a mesma responsável, exortando as comunidades científicas e os empresários noruegueses e portugueses a "explorarem" as oportunidades do Horizonte 2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia.

Deu como exemplo o protocolo assinado entre o Instituto Português do Mar e Atmosfera e o instituto norueguês de investigação marítima para cooperação na área científica e modernização do navio de pesquisa Noruega.

Portugal e Noruega colaboram em 152 projetos científicos no domínio do mar e da saúde, através de um acordo de parcerias entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Research Council of Norway.

A Noruega é também um dos financiadores do mecanismo EEA Grants no âmbito do qual foram atribuídos a Portugal 58 milhões de euros para desenvolver projetos de gestão integrada nas águas marinhas e costeiras num período de cinco anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório