Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

"Ratton não está fechado a outras medidas de austeridade"

O primeiro-ministro garantiu ontem que se for reeleito vai voltar a tentar aplicar os cortes salariais para a Função Pública que foram já chumbados pelo Tribunal Constitucional. Perante esta promessa, o Diário Económico conversou com alguns constitucionalistas que dizem que o Palácio Ratton ?não fechou a porta a futuras reduções salarias, mas também não as abriu?.

"Ratton não está fechado a outras medidas de austeridade"
Notícias ao Minuto

08:43 - 31/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Constitucional

Pedro Passos Coelho disse ontem, durante o debate na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, que caso seja reeleito não vai desistir de aplicar os cortes salariais na Função Pública que, há pouco mais de dois meses, foram rejeitados pelo Tribunal Constitucional.

Perante esta promessa, o Diário Económico conversou com alguns constitucionalistas que consideram que não houve um total fechar de portas do lado do Palácio Ratton a novos cortes e a novas medidas de austeridade.

“O Tribunal Constitucional não fechou a porta a novos cortes, mas também não abriu”, disse Tiago Antunes.

Já Pedro Bacelar Vasconcelos recorda que uma das razões que levou ao chumbo do Constitucional foi o facto de a proposta do Governo falhar o ‘teste’ da proporcionalidade e da igualdade.

“Ficou claro que tal como a medida estava apresentada, não garantia uma distribuição equitativa dos sacrifícios pelos portugueses”, explicou.

O professor na Escola de Direito da Universidade do Minho referiu ainda que “a porta não está fechada a outras medidas de austeridade, que serão avaliadas de acordo com a situação em que o país se encontrar”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório