Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Regulador brasileiro atento à Oi e a ligação à Rioforte

A CVM, regulador de mercado no Brasil, estará a investigar se algum administrador da Oi sabia do investimento milionário que a PT fez em papel comercial da Rioforte, revela o Dinheiro Vivo.

Regulador brasileiro atento à Oi e a ligação à Rioforte
Notícias ao Minuto

18:30 - 30/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Investigação

O jornal eletrónico Dinheiro Vivo dá conta de que o regulador brasileiro (CVM) está a investigar se houve fraude na Oi. Em causa está o esclarecimento sobre se algum dos membros da administração da Oi estava informado sobre o empréstimo de 897 milhões de euros da PT à Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo.

Escreve o mesmo meio que esta investigação por parte da CVM poderá mesmo vir a dar origem ao primeiro processo de fraude numa oferta pública de ações no Brasil

Recorde-se que este empréstimo da PT à Rioforte trouxe não só consequências ao nível financeiro, com a PT a perder dinheiro numa empresa que, no Luxemburgo, onde tem a sua sede, abriu falência e foi obrigada a pedir proteção contra credores, mas também a nível negocial. A situação soube-se numa altura em que já estava em cima da mesa a possibilidade de fusão entre a PT e a Oi.

Esta questão surge porque a empresa de telecomunicações brasileira captou 8,2 mil milhões de reais (quase 2,7 mil milhões de euros), sem que se soubesse do dinheiro que a PT investira em papel comercial d Rioforte. O facto de a PT ter perdido dinheiro com este negócio teve impacto nos termos que estavam a ser negociados para a fusão das duas emrpesas.

A questão surge porque a Oi captou 8,2 mil milhões de reais no mercado, no âmbito do aumento de capital, sem que a aplicação feita em papel comercial da Rioforte fosse conhecida. O pagamento da aplicação não foi feito em julho, levando à perda de cerca de 900 milhões, com impacto nos termos da fusão entre as duas operadoras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório