Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PSD refuta irrealismo e admite alterações ao IMI

O PSD contestou hoje as acusações de irrealismo feitas ao cenário macroeconómico da proposta de Orçamento do Estado para 2015 e admitiu que venham a ser apresentadas propostas alterações ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na especialidade.

PSD refuta irrealismo e admite alterações ao IMI
Notícias ao Minuto

17:59 - 30/10/14 por Lusa

Economia OE2015

Estas posições foram assumidas pelo deputado social-democrata Duarte Pacheco, durante o primeiro dia de debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2015, na Assembleia da República.

Em resposta ao deputado do PS Mota Andrade, que perguntou se o PSD estava disponível para incluir "uma cláusula de salvaguarda para terminar com esta ansiedade" relativa ao aumento do IMI, Duarte Pacheco respondeu: "Melhorias podem ser sempre feitas, e por isso nós estamos sempre a trabalhar, porque queremos sempre mais e queremos sempre melhor".

Antes, o deputado do PSD fez questão de dizer aos socialistas que "a avaliação do património foi incluída no memorando de entendimento pelos senhores, pelo PS, é bom recordar".

Duarte Pacheco referiu também que a "cláusula de salvaguarda" que esteve em vigor foi introduzida "com o voto contra do PS" e lamentou que os socialistas não tenham "uma única palavra de saudação" pelo "alargamento das isenções" de pagamento deste imposto.

Antes de responder a perguntas, na intervenção que fez da tribuna, o deputado do PSD sustentou que 2015 vai ser um ano de crescimento económico superior à média da União Europeia, de aumento do poder de compra das famílias e de diminuição do desemprego, e com um défice inédito inferior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Duarte Pacheco reclamou que "esta realidade" prognosticada pelo Governo é "confirmada, mais décima, menos décima, pelas instâncias nacionais e internacionais", e rejeitou as críticas que "as oposições e alguns articulistas" dirigem ao cenário macroeconómico, invocando o "cenário negro" traçado há um ano.

"Aqueles que fracassaram nas previsões para 2014 são os mesmos que vêm, de novo, pôr em causa as previsões para 2015", disse. "As vossas previsões voltarão a ser desmentidas, pela realidade, em 2015", acrescentou.

O deputado do PSD alegou que "a dívida pública está controlada", que o resultado da atual governação foi "progresso" e "recuperação da credibilidade", com "defesa dos mais carenciados", concluindo que os sociais-democratas estão "orgulhosos do trabalho feito".

Numa alusão à anterior governação do PS, Duarte Pacheco defendeu que é preciso agora "evitar repetir os mesmos erros e evitar a confiar nos mesmos que provocaram esta situação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório