Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Atenção: Fisco vai cobrar impostos por débito direto

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) decidiu criar uma Unidade de Gestão da Relação com os Contribuintes, que entrará em funções já no próximo sábado (1 de novembro), e que vai desenvolver um sistema de cobrança de imposto por débito direto. O despacho que aprova esta nova unidade foi publicado em Diário da República.

Atenção: Fisco vai cobrar impostos por débito direto
Notícias ao Minuto

15:06 - 30/10/14 por Ana Lemos

Economia Diário da República

A sigla (ainda) não é familiar mas, tudo indica, que ficará nos ouvidos de todos os contribuintes. Falamos da UGRC, ou melhor dizendo a Unidade de Gestão da Relação com os Contribuintes que foi criada pela AT e que vai entrar em funções já a partir do próximo sábado, primeiro dia de novembro.

O dado curioso desta nova unidade é o facto de ter como missão, entre outras, desenvolver um sistema de pagamento de impostos por débito direto.

Em Diário da República, num despacho publicado esta quinta-feira e assinado pelo diretor -geral da AT, António Brigas Afonso, pode ler-se que a UGRC vai “promover a implementação generalizada de um sistema de pagamento por meios eletrónicos de obrigações tributárias, designadamente através de débito direto em conta bancária, nas situações em que tal for possível”.

É também missão desta nova unidade do Fisco conceber e implementar o plano de “promoção do cumprimento voluntário das obrigações fiscais” e analisar “o desempenho dos contribuintes”, através de dados "recebidos dos próprios e de terceiros, e de todas as bases de dados da AT", lê-se no despacho.

Lê-se no despacho que a intenção é “partilhar as inconformidades detetadas com os contribuintes, recomendando a sua regularização voluntária e respetiva justificação”.

A cargo da UGRC estará também a realização de estudos de compreensão do comportamento fiscal dos contribuintes, bem como a inclusão de sectores de risco e medidas de ação.

Leia aqui o despacho que aprova a UGRC.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório