Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Loures aprova empréstimo de 12 milhões para obras prioritárias

O presidente da Câmara de Loures disse hoje que a autarquia vai contrair, em 2015, um empréstimo de 12 milhões de euros para obras prioritárias, uma das medidas contempladas no orçamento para o próximo ano.

Loures aprova empréstimo de 12 milhões para obras prioritárias
Notícias ao Minuto

13:36 - 30/10/14 por Lusa

Economia Autarquia

O empréstimo destina-se à requalificação de uma escola de Camarate, que funciona há seis anos em contentores, e à construção do centro comunitário de Santo António dos Cavaleiros.

Parte da verba destina-se ainda à reabilitação urbana e requalificação da rede viária.

O orçamento da Câmara de Loures para 2015, no valor de 111 milhões de euros, assim como as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2015/2018, foram aprovados por maioria na quarta-feira à noite, em reunião do executivo, com os votos favoráveis da CDU e do PSD e a abstenção do PS.

Hoje, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), afirmou que o novo orçamento, que contempla uma redução de 10 milhões de euros face ao do ano passado, se "ajusta mais à realidade financeira do município".

"É um orçamento que procura aproximar-se mais da realidade, uma vez que ainda estamos a pagar dívidas de anos anteriores", afirmou o autarca.

A diminuição da taxa do IMI de 0,4 para 0,395 e a contratação de um empréstimo de longo prazo, no valor de 12 milhões de euros, para a realização de "obras prioritárias e inadiáveis" constam assim do novo orçamento.

Relativamente ao IMI, a proposta foi aprovada com os votos contra do PS, que defendia uma redução da taxa para 0,375.

"É uma redução bem diminuta, bem sabemos, mas não deixa de ser um sinal. Para 2016 há o compromisso de reduzir para 0,39", apontou Bernardino Soares.

Bernardino Soares destacou ainda que o orçamento reflete uma "atitude de poupança", perspetivando ser possível poupar dois milhões de euros face ao ano transato.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório