Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 25º

Saiba quais os principais contras das mais recentes reformas fiscais

Alguns especialistas analisaram a reforma do IRS e outras reformas fiscais e apontaram algumas críticas, em declarações ao Diário Económico. Saiba quais são os principais contras das mais recentes reformas fiscais, como a sobretaxa ou a fiscalidade verde.

Saiba quais os principais contras das mais recentes reformas fiscais
Notícias ao Minuto

08:31 - 30/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Especialista

A devolução da sobretaxa é um dos temas que causa mais polémica no que à reforma do IRS diz respeito.

De acordo com declarações de Manuel Faustino ao Diário Económico, a sobretaxa é um imposto autónomo, mas que está integrado na receita do IRS. Se a receita adicional de IRS e IVA for atingida, permitindo a devolução da sobretaxa prometida, o Estado não poderá, no entanto, apoderar-se dela, visto que “esta receita não se pode pôr num saquinho e transitar para o ano seguinte”.

Faustino fala ainda do abatimento das despesas de saúde ao rendimento e das despesas gerais familiares com NIF. O fiscalista questiona se “é legítimo o Fisco exigir o NIF nas faturas”. “Nós cumprimos quando pedimos a fatura, ir além e exigir o NIF é imputar-nos um ónus de inspeção tributária”, sustenta.

Sérgio Vasques, ex-secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, critica a criação da cláusula do regime mais favorável para o contribuinte (para impedir as famílias de pagar mais IRS com novas regras), apelidando-a de uma “engenharia fiscal com a dupla liquidação de imposto que gera uma imprevisibilidade do imposto”.

A reforma da fiscalidade verde também é alvo de várias críticas. Sérgio Vasques aponta que o aumento necessário da receita fiscal é conseguido através do agravamento sobre os combustíveis e automóveis e critica o facto de se estar “a financiar um desagravamento de IRS à custa do agravamento de impostos verdes”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório