Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Governo injecta 100 milhões na TAP

A Parpública, que gere as participações do Estado, vai emprestar 100 milhões de euros à TAP, substituindo uma operação de financiamento bancário que não se pôde realizar devido ao processo de privatização da companhia, adianta esta quarta-feira o Diário Económico (DE).

Governo injecta 100 milhões na TAP
Notícias ao Minuto

08:24 - 19/12/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Aviação

Impedida de se financiar na banca, devido ao processo de privatização, a TAP vai receber da Parpública, única accionista da empresa, 100 milhões de euros sob a forma de empréstimo, revela hoje o DE.

A verba, explica o jornal, destina-se a colmatar necessidades de tesouraria em virtude do habitual reforço da actividade no fim de ano, sendo que a primeira tranche de 50 milhões deverá entrar nos cofres da TAP ainda esta semana. O restante será entregue no próximo mês de Janeiro.

“Habitualmente, ao longo do exercício, [a TAP realiza] operações de financiamento junto da banca comercial” e uma dessas operações foi interrompida devido à privatização, explicou fonte oficial da empresa ao jornal, adiantando que “uma operação no valor de 100 milhões de euros estava precisamente em curso quando foi desencadeada a actual fase de privatização da companhia, tendo a mesma sido suspensa na perspectiva de uma eventual entrada de novos capitais”.

A primeira parcela do empréstimo será concedida após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira (dia 20 de Dezembro), onde será decidido o futuro da TAP. Germán Efromovich, o único candidato à compra da TAP, mostrou-se ontem optimista em relação ao negócio. “Espero que aconteça [uma decisão favorável] para o bem do próprio contribuinte”, disse, em entrevista à TVI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório