Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Quase 300 mil reformados 'apanhados' por taxa de solidariedade

Com a extensão da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) às pensões acima dos 1.350 euros e fundos de privados e complementares, o número de reformados abrangidos vai passar dos actuais 2.500 para 272.200, o correspondente a 8% do total de pensionistas avança esta quarta-feira o Diário de Notícias (DN).

Quase 300 mil reformados 'apanhados' por taxa de solidariedade
Notícias ao Minuto

07:34 - 19/12/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento

No dia em que o Presidente da República, Cavaco Silva, decide se envia ou não o Orçamento do Estado para 2013 para o Tribunal Constitucional, a polémica sobre o alargamento da taxa de solidariedade às pensões continua a dar que falar. O DN fez as contas e conclui que o número de reformados abrangidos é mais de cem vezes superior ao actual.

Actualmente, a CES, em vigor desde 2011, abrange as pensões acima dos cinco mil euros, mas com o alargamento, previsto no Orçamento do Estado, às reformas acima dos 1.350 euros e fundos de privados e complementares, o número de portugueses afectados passará de 2.500 para 272.200.

A receita proveniente desta taxa de solidariedade será arrecadada pelo Estado, que estima receber 421 milhões em 2013, contra os cerca de 7,5 milhões que espera alcançar este ano.

O Governo justifica a medida com a necessidade de também os pensionistas serem chamados a contribuir para o esforço de austeridade que está a ser pedido aos trabalhadores no activo.

O Tribunal Constitucional é por isso considerado por muitos, que se opõem a este alargamento da CES, como o último travão. Resta saber se o Presidente da República, Cavaco Silva, tem dúvidas sobre a constitucionalidade desta medida.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório