Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Atenção senhorios: Categoria B do IRS pode não ser a melhor

A reforma do IRS propõe alterações à lei do arrendamento. Os senhorios que optarem por ser tributados segundo as regras da categoria B e, dentro desta, pela contabilidade organizada, passam a poder deduzir um maior leque de despesas. Contudo, explica o Jornal de Negócios, passar a ser tributado segundo a categoria B pode não ser o ideal para todos os senhorios.

Atenção senhorios: Categoria B do IRS pode não ser a melhor
Notícias ao Minuto

07:56 - 29/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Imóveis

Se é senhorio esta notícia é para si, já que a reforma do IRS traz novidades no âmbito do arrendamento. Se optar por ser tributado pela categoria B e, dentro desta, pela contabilidade organizada, saiba que verá alargadas as deduções aceites pelo Fisco. Mas as novidades não ficam por aqui.

Tal como explicou ao Jornal de Negócios o fiscalista Joaquim Pedro Lampreia, poderá também “deduzir custos que tenha na manutenção de um imóvel com os rendimentos de outro” e ainda reportar, durante 12 anos, eventuais prejuízos que venha a ter.

Nesta subcategoria da categoria B, os senhorios poderão abater gastos com depreciações dos imóveis, mas a escolha por este tipo de tributação pode não ser a mais favorável a todos os senhorios, pois depende de variantes como o número de imóveis de que disponha e os rendimentos que deles obtenha.

Caso, por exemplo, obtenha rendimentos elevados, avisa o Jornal de Negócios, o melhor será escolher a categoria F, pois será sempre tributado à taxa especial de 28%.

Se além dos rendimentos provenientes dos imóveis tiver outros que resultem de trabalho dependente ou de pensões e escolher a categoria B, verá todos estes rendimentos englobados no cálculo do imposto, sendo que a taxa de tributação poderá ser superior a 28%.

“Não há uma regra, depende de cada situação e é conveniente fazer algumas coisas antes de decidir”, aconselha uma especialista da PwC.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório