Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Consumo como 'driver' do crescimento não funciona"

Numa sessão pública de apresentação do mais recente relatório económico da OCDE sobre Portugal, Teodora Cardoso alertou para o facto de um maior investimento ter de ser compensado com menos consumo. Para a presidente do Conselho de Finanças Públicas, o ?consumo como ?driver? do crescimento não funciona?, lê-se na edição online do Jornal de Negócios.

"Consumo como 'driver' do crescimento não funciona"
Notícias ao Minuto

22:45 - 27/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Teodora Cardoso

Teodora Cardoso voltou a meter o dedo na ferida da elevada dívida externa que Portugal tem e alerta para o facto de ser “preciso que o acréscimo de investimento seja compensado por uma redução do consumo”.

Numa sessão pública de apresentação do mais recente relatório económico da OCDE sobre Portugal, a presidente do Conselho de Finanças Públicas defendeu que Portugal necessita de investimento para levar a cabo um novo ciclo de crescimento económico e que tal terá de resultar em mais importações, principalmente de bens de equipamentos, destaca o Jornal de Negócios.

"Para que o investimento cresça e não agrave a dívida externa é preciso que se reduza o peso no PIB do consumo, público e privado", defende Teodora Cardoso, destacando que "o consumo como ‘driver’ do crescimento não funciona".

Não foi a crise que provocou a crise externa, foi o grau de endividamento de todos os setores (estado, empresas, banca e família) sobretudo junto do exterior", destacou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório