Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo aumento em 12% apoio aos bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e recandidato ao cargo no congresso que decorre em Coimbra revelou hoje que o Governo vai aumentar o seu apoio aos bombeiros em 12 por cento na futura legislação.

Governo aumento em 12% apoio aos bombeiros
Notícias ao Minuto

13:22 - 25/10/14 por Lusa

Economia Liga

Jaime Marta Soares, que respondia às críticas do seu opositor Joaquim Marinho, disse que podia "garantir, sem dúvida nenhum, que nenhuma associação diminuirá o que detém neste momento e de tudo o que pode ir desenvolvendo, vão ter um aumento global no mínimo, só da parte do Governo, de 12 por cento".

O secretário de Estado da Administração Interna tinha dito na sexta-feira, na sessão de abertura do 42.º congresso da LBP, que a comparticipação do Estado na lei de financiamento dos corpos de bombeiros "vai ser significativa" em relação ao estado do país.

Sem avançar com valores, por ainda faltar discutir a comparticipação das autarquias locais, João Almeida salientou que a futura legislação "permitirá um sistema estável e transparente" no financiamento das associações de bombeiros.

O governante, que foi várias vezes aplaudido, reiterou que a proposta de lei de financiamento vai entrar na Assembleia da República até ao final do ano.

Segundo o secretário de Estado da Administração Interna, a futura legislação contempla um valor mínimo que cada corporação merece receber, independente das suas características, a que acresce depois um montante calculado em função da área, população, risco, corpo ativo e número de ocorrências.

"Os senhores que não estão a gostar disso queriam que o secretário de Estado viesse aqui dizer não e que não ajudava os bombeiros portugueses. Ele veio aqui dizer aquilo que foram as nossas propostas e os interesses dos bombeiros portugueses e que o Governo de cumprir e concretizar", sublinhou Jaime Marta Soares.

O presidente da LBP tinha sido criticado, momentos antes, pelo candidato Joaquim Marinho, presidente dos bombeiros de Sátão e da Federação dos Bombeiros de Viseu, que acusou atuais dirigentes de, em três anos, não terem resolvido as questões principais que afetam os bombeiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório