Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Empresários pedem menos impostos e mais incentivos

'O que as empresas querem' é o nome de um estudo realizado pelo Expresso/Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Informa D&B, e que concluiu que o sistema fiscal tem vindo a asfixiar as pequenas e médias empresas.

Empresários pedem menos impostos e mais incentivos
Notícias ao Minuto

08:55 - 25/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Considerando os custos elevados a que o Estado submete as empresas e os apoios cada vez mais inexistentes, cerca de 52% dos empresários pedem um sistema fiscal ‘simples e claro’ e mais de 70% concordam que os custos de contexto são um entrave aos negócios e a intenção é verem as obrigações fiscais e parafiscais com um custo minimizado. Além de que 49% alertam para a ‘falta de incentivos à criação de empresas’. Estes são os dados retirados do estudo do Expresso/Caixa Geral de Depósitos em parceria com a Informa D&B.

Considerando os dados apurados pela D&B, 2013 foi o ano com o maior número de crescimento de empresas desde 2007.

No entanto, o número de nascimentos “não significa sustentabilidade, porque muitas morrem um ou dois anos após a criação”, revela o ex-ministro da Agricultura, António Serrano, que acrescenta ainda que este aumento “revela uma atitude empreendedora e de resistência dos nossos empresários que continuam a abrir empresas num país pouco favorável à sua criação”.

Mas há que considerar “a escassez de crédito e a falta de recursos financeiros que permitam financiar todos os projetos”, considera o ex-governante em declarações ao Expresso.

Os empresários revelaram ainda uma vontade de que os impostos baixassem (38%), sendo que 49% das empresas consideram que é "fundamentalmente importante" haver mais incentivos. E ainda cerca de 44% dos empresários asseguram que é demasiado lento, caro e burocrático criar uma empresa em Portugal, apesar das alterações feitas nos últimos anos

Ainda assim, muitos não acreditam que a banca possa ser uma solução para incentivar a criação de empresas. “A banca não é o parceiro ideal para financiar novos projetos, pelo elevado nível de risco que uma startup representa. São empresas que não podem dar garantias e, caso o projeto falhe, não existe maneira de recuperar o capital investido”, afirma o ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório