Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estado arrecada mais 1.900 milhões em impostos até setembro

O Estado português arrecadou cerca de 27, 5 mil milhões de euros em receitas fiscais entre janeiro e setembro deste ano, pode ler-se em comunicado divulgado pela Direção Geral do Orçamento (DGO). Este montante representa "um crescimento de 7,3% e um aumento da receita fiscal cobrada de cerca de 1.900 milhões face a setembro de 2013".

Estado arrecada mais 1.900 milhões em impostos até setembro
Notícias ao Minuto

17:00 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Execução Orçamental

Nos primeiros nove meses de 2014, a receita fiscal líquida acumulada do Estado ascendeu a 27.559,7 milhões de euros, "o que representa um crescimento de 7,3% e um aumento da receita fiscal cobrada de cerca de 1.900 milhões de euros face a setembro de 2013", de acordo com a informação da execução orçamental hoje divulgada pela Direção Geral do Orçamento (DGO).

Ainda face ao período homólogo, o mesmo documento indica que a receita em termos de IVA cresceu 7,7%, enquanto o IRS cresceu 11%. "Em conjunto, os dois impostos superam em 1.676 milhões de euros a receita cobrada no mesmo período do ano anterior", o que corresponde a um crescimento global de 9,3%.

"Esta melhoria", destaca a DGO, "evidencia a recuperação da atividade económica e a crescente eficácia das novas medidas de combate à evasão fiscal e à economia paralela no IVA e no IRS".

No que ao saldo global da Administração Central diz respeito, verifica-se uma melhoria de 419,2 milhões de euros, isto apesar de também se ter verificado um aumento da despesa consolidada até setembro, um aumento de 3,8% que é atribuído "à reposição salarial ocorrida nas remunerações pagas a partir de junho", pelo facto de os cortes governamentais terem sido considerados inconstitucionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório