Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Fisco não faz o mesmo cálculo quando o prédio desvaloriza"

No seu comentário semanal na TVI24, Manuel Ferreira Leite abordou o fim da cláusula do IMI, defendendo que a medida ?foi pequena? e que a máquina fiscal está a atuar mal, uma vez que o ?Fisco valoriza o valor do imposto só quando há valorização do prédio?.

"Fisco não faz o mesmo cálculo quando o prédio desvaloriza"
Notícias ao Minuto

22:54 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Ferreira Leite

Como uma das mentoras do IMI, Manuel Ferreira Leite não quis deixar de comentar o fim da salvaguarda do imposto. No seu comentário na TVI24, a antiga ministra das Finanças começa por dizer que o IMI “é uma receita autárquica e depende das decisões das autarquias”, mas que a reforma fiscal não está a atuar bem perante o imposto.

Para a antiga governante, o “Fisco valoriza o valor do imposto só quando há valorização do prédio”, algo que pode levar, e com razão, destaca, à crítica por parte dos contribuintes.

“A máquina fiscal não pode funcionar só para o lado do contribuinte, cobrando quando não se deve”, diz, frisando que “há aqui um ponto eticamente reprovável, a máquina fiscal não pode funcionar desta forma, não deve cobrar quando sabe que não é devido”.

Para Ferreira Leite, a ‘fórmula’ usada pelas Finanças é simples: “se [o contribuinte] estiver distraído paga, se não [estiver], reclama e [as Finanças] devolvem”.

A fatura de imposto municipal sobre imóveis (IMI) pode aumentar já no próximo ano, uma vez que no Orçamento do Estado para 2015 não faz qualquer referência à cláusula de salvaguarda, medida que impediu nos últimos anos aumentos significativos deste imposto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório