Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro diz que denúncia do contrato não prejudica indústria

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, disse hoje que apesar da denúncia do contrato de aquisição dos helicópteros NH90, que custará 37 milhões de euros, a indústria portuguesa mantém a possibilidade de continuar a fornecer o consórcio.

Ministro diz que denúncia do contrato não prejudica indústria
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/10/14 por Lusa

Economia Aguiar-Branco

"Nós deixamos de comprar mas continuamos a fazer o fornecimento para o consórcio. Um valor global de 110 milhões de euros, dos quais 75 milhões já foram executados e o resto ainda irá ser executado pela indústria nacional", destacou Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa Nacional falava aos jornalistas no final da assinatura do contrato de aquisição de quatro navios patrulha à Dinamarca, que decorreu na Base do Alfeite, Almada.

O Conselho de Ministros autorizou hoje uma despesa de até 37 milhões de euros para suportar os custos da denúncia, decidida há dois anos, da participação de Portugal no programa de compra de helicópteros NH90.

Segundo a resolução aprovada, foram determinantes para a decisão o "enfoque financeiro" do programa, a "sua complexidade e a incerteza quanto ao sucesso e vantagem económica".

Aguiar-Branco sublinhou que a negociação permitiu reduzir de 60 para 37 milhões de euros a indemnização a pagar pelo Estado português e manter o volume de negócios previsto para a indústria nacional.

"Tendo em conta o valor da indemnização e o que a indústria nacional irá poder ter como volume de negócio, diria que em termos macroeconómicos fica a situação praticamente em zero", considerou.

Questionado sobre se o Exército poderá contar com helicópteros para substituir os que o Governo decidiu não comprar, Aguiar-Branco disse que isso não está previsto, ressalvando que "se vier a ser possível comprar outro tipo de helicópteros", será possível que o valor da indemnização seja "tido em conta futuras aquisições" a empresas do consórcio.

Quanto ao programa de aquisição dos dez NH90, Aguiar-Branco frisou que iria custar 580 milhões de euros que o erário público "não poderia suportar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório