Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Barroso confiante na aprovação do pacote energia pelos líderes dos 28

O presidente cessante da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou-se confiante na aprovação, hoje, pelos chefes de Estado e de Governo das novas metas da União Europeia (UE) na área do clima e da energia.

Barroso confiante na aprovação do pacote energia pelos líderes dos 28
Notícias ao Minuto

12:45 - 23/10/14 por Lusa

Economia Comissão Europeia

"Estou confiante que os chefes de Estado e de Governo da UE irão concordar com as metas", no Conselho Europeu que começa às 17:30 (16:30 em Lisboa), disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência de imprensa no final da Cimeira Social Tripartida, tradicionalmente associada às reuniões do Conselho.

O novo quadro prevê objetivos vinculativos de redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40% em relação ao nível de 1990 e de pelo menos 27% de incorporação de energias renováveis, para o período entre 2010 e 2030.

A questão das interconexões entre a Península Ibérica e o resto da Europa são outro ponto do "pacote energia" a debater pelo Conselho Europeu.

Portugal defende, nesta matéria, objetivos vinculativos relativamente às interconexões sobretudo na área da eletricidade e do gás.

Falando na quarta-feira no Luxemburgo, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou "pouco sério" o comportamento da UE nesta matéria.

"O nível de interligação entre Portugal, Espanha e França, e, portanto, o resto da Europa, é inferior a 2% da capacidade instalada. Portugal e Espanha são uma ilha energética. Ora, nós fizemos esforços muito grandes do ponto de vista estrutural para poder ter uma economia mais competitiva e estamos alinhados com a ideia de ter um mercado interno de energia que possa funcionar plenamente", disse Passos Coelho.

Os líderes da UE reúnem-se hoje e sexta-feira em Bruxelas, num Conselho Europeu dominado pelas questões do clima e da energia, combate ao Ébola e situação económica da UE e da zona euro.

O último Conselho Europeu em que Durão Barroso participa irá ainda nomear formalmente a 'Comissão Juncker', que assume funções em 01 de novembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório