Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal está de "braços abertos" ao investimento

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, disse hoje em Macau que Portugal recebe de "braços abertos" todo o investimento externo que sirva para criar riqueza e emprego no país.

Portugal está de "braços abertos" ao investimento
Notícias ao Minuto

10:08 - 23/10/14 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

Falando à agência Lusa à margem da cerimónia inaugural da Feira Internacional de Macau, onde o país está presente com cerca de sete dezenas de empresas, Miguel Frasquilho lembrou que o investimento "é um dos focos de atenção da AICEP".

"É uma das formas que temos de desenvolver a nossa economia e de sustentar a internacionalização e as exportações que nós perseguimos", disse aquele responsável ao salientar que, relativamente à China, o "facto de ter existido, desde 2011, mais de 5.000 milhões de euros de investimento" aplicado por empresas estatais e privadas é um "ótimo sinal".

"É um sinal de que há confiança no nosso país, que recuperamos a nossa credibilidade, e de que, de facto, estão com atenção em Portugal", disse ao sublinhar que Portugal está a criar "um ambiente 'business friendly'" e que não pode "ver como maus olhos quem queira vir para o país [Portugal] fazer investimento, criar postos de trabalho, criar riqueza", torna-lo "mais produtivo e desenvolvido".

Apesar de instado a comentar as declarações de Alexandre Soares dos Santos, crítico do investimento chinês, o presidente da AICEP escusou-se a responder diretamente, mas abordou o investimento chinês como positivo e sublinhou que Portugal recebe de "braços abertos os investidores e não a fazer-lhes críticas", quer sejam da China quer de outras origens.

Sobre a presença portuguesa na Feira Internacional de Macau, Miguel Frasquilho espera que "surjam oportunidades de estabelecer parcerias, de internacionalização" e considera a participação nacional como uma "oportunidade muito forte" para produtos e empresas "serem mais conhecidos" nesta região do globo.

"Estão aqui muitos países representados e sabe-se que é uma das regiões mais dinâmicas que existem e onde as possibilidades de haver um incremento das (nossas) relações comerciais e de investimento são, de facto, muito fortes", disse, acrescentando que "é precisamente, por isso, que a AICEP na sua vertente de ajudar, de apoiar as empresas, está aqui presente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório