Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Estímulo Draghi' já chegou ao mercado português

Mario Draghi já tinha ?prometido?. O Banco Central Europeu ia avançar com uma longa lista de compra de ativos para flexibilizar a economia do Velho Continente. Segundo dá conta o Público, esta quinta-feira, estas medidas já começaram a ter impacto em Portugal, com o BCE a intervir no mercado para comprar obrigações hipotecárias.

'Estímulo Draghi' já chegou ao mercado português
Notícias ao Minuto

11:44 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Obrigações

O Governador do Banco Central Europeu prometeu e cumpriu. O plano Draghi está em movimento e já chegou a Portugal. De acordo com o que dá conta o jornal Público, o BCE tem estado no mercado a comprar obrigações hipotecárias.

Esta foi uma garantia ‘oferecida’ pelos bancos portugueses, no auge da crise, aos credores que lhes comprassem dívida, e que permitiu libertar margem à banca lusa para contrair empréstimos. Esta contrapartida dada pelos bancos é geralmente constituída pelos empréstimos concedidos às empresas e particulares.

A ideia de Draghi é que comprando estes ativos a situação económica dos países melhore, estimulando-se assim a concessão de crédito às pessoas e às empresas. Mas há dúvidas sobre o impacto positivo destas medidas.

De acordo com o que é explicado, o regulador central europeu terá também intervindo em outro mercados além do português, nomeadamente, a super economia alemã, mas também na francesa, italiana e espanhola.

No âmbito das obrigações hipotecárias, Portugal é o sexto país onde este fator teve maior influência, sido por isso explicável que o BCE tenha agora intervindo nesse sentido. A economia lusa tinha, segundo dados citados pelo Público, mais de 34 milhões de obrigações deste título.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório