Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Clientes do Novo Banco com casa paga não podem cancelar hipotecas

No Novo Banco, têm-se registado casos de clientes que não conseguem cancelar as hipotecas das casas, ainda que estas já tenham sido pagas na totalidade. Segundo a TSF, está em falta um documento que deve ser emitido pelo banco e que é exigido pelas conservatórias.

Clientes do Novo Banco com casa paga não podem cancelar hipotecas
Notícias ao Minuto

08:51 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco

Ainda que já tenham pago o empréstimo na totalidade, vários clientes do Novo Banco não estão a conseguir cancelar a hipoteca das suas casas, reporta a TSF.

O problema surgiu após um parecer do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), emitido a 8 de outubro, com a indicação de que o Novo Banco não pode emitir um documento a garantir o fim das hipotecas das casas compradas através de um empréstimo do antigo Banco Espírito Santo (BES).

O documento que a instituição bancária emite não é, portanto, aceite pelas conservatórias de registo predial, que exigem um papel que ainda não existe.

“É uma profunda injustiça, pois estamos perante pessoas que continuaram a pagar as mensalidades ao Novo Banco e agora as conservatórias não aceitam um documento desse mesmo banco a dizer que a dívida deixou de existir”, lamentou, em declarações à TSF, o antigo bastonário da Ordem dos Notários, Joaquim Barata Lopes.

Contactada pela mesma rádio, fonte do Novo Banco garantiu que o documento onde constam as listas de ativos que foram transferidos para o Novo Banco e aqueles que ficaram no BES está a ser ultimado, para depois ser aprovado pelo Banco de Portugal, pelo que o problema deve ficar resolvido em breve.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório