Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"As medidas do Governo parecem-me todas embrionárias"

No seu espaço de comentário semanal, na SIC Notícias, Bagão Félix falou sobre a reforma do IRS, o congelamento das reformas antecipadas do setor privado, dos tetos das prestações sociais, adiantando que tudo parece "embrionário".

"As medidas do Governo parecem-me todas embrionárias"
Notícias ao Minuto

23:07 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Bagão Félix

Quanto à proposta do Orçamento do Estado para 2015 apresentada pelo Governo de Passos Coelho, Bagão Félix comentou, na SIC Notícias, que a reforma do IRS "é das boas reformas deste Governo por fazer a separação fiscal dos casais, por favorecer as famílias com filhos e mais filhos". No entanto, o ex-governante garantiu estar confuso depois do primeiro-ministro ter apresentado a cláusula de salvaguarda, que impede que o imposto aumente para alguns contribuintes.

Relativamente ao congelamento das reformas antecipadas para o setor privado, o ex-ministro revelou que "o Governo optou por um novo sistema. Podem-se reformar aqueles com mais de 60 anos e com 40 anos de desconto. Não se justifica que uma pessoa se reforme antes dos 60 anos". Contudo, pergunta: "É com a mesma taxa de penalização? Aparentemente não. Ou mantém a taxa de penalização ou encontra uma taxa que não seja castigadora para quem tem uma carreira completa".

Quando questionado sobre os tetos das prestações sociais admitiu: "Confesso que fiquei mais baralhado".

"O primeiro-ministro procurou dar uma ideia de que estava a negociar com as autarquias, ou seja, a juntar prestações das autarquias e isso é de uma enorme complexidade. Levanta a questão de dados pessoais, pode violar o principio da privacidade". "Há uma preocupaçao excessiva com questões que não são pandémicas", acrescenta.

Para o ex-governante, é tudo muito contraditório. "Parece que está tudo embrionário", remata.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório