Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhadores exigem anulação de "despedimento" de seis colegas

Cerca de 200 trabalhadores da empresa papeleira Soporcel reunidos hoje em plenário na Figueira da Foz exigiram a anulação da decisão do que dizem ser "o despedimento" de seis colaboradores da área informática.

Trabalhadores exigem anulação de "despedimento" de seis colegas
Notícias ao Minuto

22:20 - 21/10/14 por Lusa

Economia Soporcel

Em causa está uma proposta de rescisão de contrato por mútuo acordo feita pela administração da fábrica localizada em Lavos, Figueira da Foz, a funcionários da área de sistemas de informação, que passarão a desempenhar aquelas funções através de uma empresa de prestação de serviços.

Numa moção aprovada no plenário, e à qual a agência Lusa teve acesso, os trabalhadores reclamaram a anulação da decisão e responsabilizam a administração "por eventuais conflitos laborais e ações de luta" que venham a acontecer na sequência da medida.

No texto, os trabalhadores frisam que a papeleira tomou a decisão relativa aos seis funcionários da área informática "em segredo", - alegando que a questão vinha a ser tratada "há um ano" - e que a apresentou aos trabalhadores como um "facto consumado" e que os pressionou a uma resposta "quase imediata" num prazo de 24 horas.

Na sessão, António Moreira, coordenador da União de Sindicatos de Coimbra, avisou que a decisão de rescindir os contratos com os seis funcionários "é só o início de um processo" que poderá resultar no despedimento de mais colaboradores de outras áreas da unidade fabril.

Ouvida pela Lusa, fonte oficial do grupo Portucel Soporcel reafirmou que, "no máximo, seis colaboradores da Soporcel vão ser convidados a trabalhar numa outra empresa", no âmbito de um processo de 'outsourcing' informático, negando que exista um processo de rescisões que envolva outras áreas ou outros colaboradores da papeleira.

"Este processo, que está projetado e ainda não finalizado, respeita todos os direitos dos trabalhadores. Nenhuma outra área da empresa, ou qualquer outro colaborador, está a ser considerado para processos de 'outsourcing'", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório