Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bovespa abre em queda após melhora de Dilma em pesquisa eleitoral

A Bolsa de Valores de São Paulo, no Brasil, abriu hoje em queda após a divulgação da última pesquisa eleitoral, na noite de segunda-feira, que aponta a atual presidente Dilma Rousseff como preferida.

Bovespa abre em queda após melhora de Dilma em pesquisa eleitoral
Notícias ao Minuto

16:04 - 21/10/14 por Lusa

Economia Bolsas

Logo de manhã, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, chegou a cair 4%, mantendo uma queda de 3,45% às 12:00 (15:00 em Lisboa).

O desempenho negativo foi interpretado como uma reação dos investidores à divulgação da última pesquisa eleitoral, realizada pelo DataFolha, que aponta a atual presidente e candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, com uma ligeira vantagem face a Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

A sondagem demonstra que Dilma Rousseff passou de 43 para 46% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves caiu de 45 para 43%. Considerando apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), a vantagem da presidente passa a ser de 52% contra os 48% do ex-governador de Minas Gerais.

O limite da margem de erro são dois pontos percentuais, para mais ou para menos, pelo que o resultado ainda representa um empate técnico, apesar do crescimento de Dilma Rousseff.

Candidato situado ideologicamente mais à direita, Aécio Neves é identificado como a opção dos empresários e industriais e já anunciou que, caso seja eleito, colocará como ministro da Fazenda (equivalente ao ministro da Economia em Portugal), o economista Armínio Fraga, antigo presidente do banco central brasileiro, entre 1999 e 2003, durante um dos mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso.

Entre as ações que lideravam a queda do Ibovespa no início da tarde de hoje estavam principalmente empresas públicas, com destaque para a Petrobras (-7,91%), Eletrobras (-7,68%) e Banco do Brasil (7,39%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório