Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Assembleia Distrital apela às câmaras para pagarem dívida

A Assembleia Distrital de Lisboa (ADL) vai apelar às câmaras municipais que a integram para que paguem a dívida que têm para com a entidade, por forma a que consiga pagar os ordenados em atraso aos seus trabalhadores.

Assembleia Distrital apela às câmaras para pagarem dívida
Notícias ao Minuto

13:18 - 20/10/14 por Lusa

Economia Lisboa

Em comunicado, a ADL informou que pretende, assim, evitar causar aos trabalhadores "prejuízos por atos de que não são responsáveis e que podem ter consequências irreparáveis no futuro face à gravidade da situação atual".

Esta decisão foi tomada numa reunião que decorreu na sexta-feira e aprovada com 24 votos a favor, nove abstenções e sem votos contra.

Foi ainda deliberado enviar este apelo às assembleias municipais e pedir-lhes que, no âmbito das suas competências, apreciem uma proposta no sentido de recomendarem às respetivas câmaras municipais que proceda aos pagamentos em atraso.

Apesar de terem autonomia administrativa, financeira e patrimonial, as assembleias distritais vivem das contribuições das autarquias que as constituem e estão impedidas de contrair empréstimos, mesmo perante graves problemas de tesouraria, o que dificulta a gestão e a recuperação do património que possuem, maioritariamente herdado das estruturas equivalentes anteriores, como as Juntas Distritais, extintas em 1976.

Em causa está o facto de os municípios de Lisboa, Cascais, Odivelas, Sintra e Oeiras, que em conjunto representam 60% do orçamental da assembleia distrital, terem as suas quotas em atraso. Segundo a ADL, a Câmara de Lisboa é a que mais deve, tendo uma dívida que ascende a 160 mil euros.

Em dezembro de 2011, o presidente da autarquia, António Costa, enviou uma carta à ADL em que informava a instituição de que, a partir de 01 de janeiro de 2012, Lisboa cessaria a sua participação na ADL, "bem como o pagamento da respetiva quotização", justificando que "a ADL está totalmente desenquadrada da realidade autárquica existente".

A Assembleia Distrital é composta por 16 municípios da Área Metropolitana de Lisboa - Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório