Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

BBVA estima que economia tenha crescido entre 0,2% e 0,3%

O BBVA estimou hoje que a economia portuguesa tenha crescido entre 0,2% e 0,3% em cadeia no terceiro trimestre deste ano, depois de ter crescido 0,3% no segundo trimestre face aos três meses anteriores.

BBVA estima que economia tenha crescido entre 0,2% e 0,3%
Notícias ao Minuto

13:10 - 20/10/14 por Lusa

Economia 3º trimestre

Num relatório sobre Portugal hoje divulgado, o BBVA refere que os dados disponíveis de atividade e confiança "sugerem que a recuperação, ainda que lenta, prosseguirá a um ritmo estável" no terceiro trimestre, sustentada por "fatores internos, enquanto a contribuição do setor externo poderá diminuir".

O banco espanhol sublinha que a produção industrial apresenta um crescimento de 1,4% face à média do segundo trimestre, em linha com os indicadores de confiança na indústria, e o forte aumento das vendas de retalho (mais 3,4% face à média do segundo trimestre de 2014) reflete a melhoria da confiança dos consumidores.

Em paralelo, o BBVA antecipa que a evolução positiva da taxa de desemprego e a baixa inflação permita antecipar "um novo crescimento do consumo privado depois da queda observada no segundo trimestre".

No que concerne à procura externa, os economistas do banco espanhol estimam que as exportações e as importações tenham continuado a sua tendência positiva até agosto.

"No que respeita as exportações, a moderação das encomendas do exterior pressagiam que este comportamento se pode reverter nos próximos meses em virtude do agravamento da conjuntura económica na zona euro, enquanto a recuperação da procura interna poderá continuar a sustentar o aumento das importações", refere o BBVA.

Por isso, o modelo de crescimento estimado pelo BBVA aponta para um crescimento entre 0,2% e 0,3% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, mantendo-se a previsão de um crescimento económico de cerca de 1% em 2014, apoiado na procura interna.

"Ao longo do segundo semestre, a recuperação do consumo privado deverá refletir a evolução positiva da taxa de desemprego e os elevados níveis de confiança das famílias", referem os economistas.

O sector público, acrescenta, contribuirá de forma menos negativa para o crescimento do que em anos anteriores e o investimento "poderá ser encorajado pelos dados positivos de confiança empresarial registados nos últimos meses".

Adicionalmente, refere, "apesar do aumento das exportações, o dinamismo da procura interna está a ter um impacto direto sobre o aumento das importações, acabando por limitar a contribuição das exportações liquidas".

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% em cadeia no segundo trimestre de 2014.

A divulgação da estimativa rápida das contas nacionais relativas ao 3º trimestre está prevista para dia 14 de novembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório