Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Corte nas deduções de IRS vai penalizar quem ganha menos

Apesar de estar em vigor desde o início deste ano, só em Março é que os portugueses vão sentir em força a redução do limite das deduções em sede de IRS com as despesas de Saúde, Educação e casa, principalmente os que ganham menos. No próximo ano, quem manteve o rendimento entre 2011 e 2012 vai ser chamado a pagar mais ou verá o reembolso reduzido.

Corte nas deduções de IRS vai penalizar quem ganha menos
Notícias ao Minuto

06:49 - 17/12/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Impostos

O Diário de Notícias (DN) e o Jornal de Notícias (JN) fazem hoje as contas ao impacto que a redução do limite das deduções de IRS terá na carteira dos portugueses no próximo ano. Os que ganham menos serão mais penalizados, mas os reformados também vão ser afectados.

Simulações realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos mostram que quem manteve o rendimento, entre 2011 e 2012, vai ser chamado a pagar mais IRS ou verá o reembolso reduzido.

Por exemplo, um casal, em que cada um dos elementos ganha o equivalente ao salário mínimo nacional (485 euros) pagou este ano 3,58 euros de IRS, mas no próximo este valor poderá chegar aos 123,58 euros. Este agravamento resulta do facto do Fisco considerar apenas 10% dos gastos.

A esta redução há que juntar ainda o limite ao valor global do conjunto de deduções que varia entre os 1.250 e os 1.100 euros, para os rendimentos do 3º ao 6º escalão.

Para além do corte nas despesas com Saúde, Educação, o empréstimo da casa também perdeu peso. O limite da dedução mantém-se nos 591 euros mas serão poucos os que o conseguirão alcançar porque apenas serão aceites 15% dos juros, ao passo que antes o Fisco aceitava 30% do encargo (juros e amortização). Fora deste quadro fica quem comprou casa já este ano e que não contará com qualquer benefício.

Os reformados também serão afectados na medida em que vêem reduzido o tecto máximo da dedução específica (um bónus que o Fisco atribui para abater ao rendimento) de seis mil para 4104 euros. Resultado: um reformado com uma pensão líquida de 850 euros/mês verá o IRS subir 162%. Ora se este ano, pagou 262,30 euros, em 2013 pagará 688,31 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório