Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Maria Luís tem imposto sobre transações financeiras na manga

O Governo está a ponderar taxar as transações financeiras, incluindo esta proposta no Orçamento preliminar para 2015, revela o site Observador. A medida já tinha sido proposta pelo Governo em 2014, mas o Executivo decidiu não avançar com ela.

Maria Luís tem imposto sobre transações financeiras na manga
Notícias ao Minuto

09:24 - 09/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento

Maria Luís Albuquerque abriu a porta a que as transações financeiras possam passar a ser taxadas. Segundo o site Observador, no Orçamento preliminar para 2015 (OE2015), o Governo decidiu deixar uma autorização legislativa neste sentido. Porém, essa autorização já existia o ano passado e a medida nunca avançou.

Na versão preliminar do OE2015, a ministra das Finanças terá ponderado que nas transações financeiras no mercado secundário possa passar a ser cobrado um imposto que poderá chegar a 0,3%. A cobrança seria feita em sede de imposto de selo, tal como já tinha sido avançado no Orçamento do Estado para 2014.

Em estudo está também a possibilidade de estabelecer uma taxa de 0,1% para as operações de elevada frequência (High-Frequency Trading), transações que são feitas em larga escala através da criação de algoritmos que, de forma quase automática, permitem realizar milhões de operações de compra e venda de títulos de forma a beneficiar de movimentos nos preços antes mesmo de estes se materializarem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório