Procurar

Novo Banco: Escolha de avaliador internacional está em curso

O processo de seleção de um avaliador independente que decidirá se há lugar a indemnização aos acionistas do Banco Espírito Santo (BES) está a decorrer, e passará por uma entidade internacional, revelou hoje o governador do Banco de Portugal (BdP).

Novo Banco: Escolha de avaliador internacional está em curso

© Reuters

Lusa
08/10/2014 11:39 ‧ há 10 anos por Lusa

"Vai ser designada uma entidade independente", afirmou aos deputados Carlos Costa, no âmbito da sua audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, acrescentando que o processo já arrancou.

O governador disse que "será uma entidade internacional, que vai verificar o valor que o banco tinha e o valor que vai recuperar".

As regras de resolução bancária da União Europeia ditam que seja feita uma avaliação, por uma pessoa independente, para determinar o valor de uma eventual indemnização aos acionistas do BES.

Ao abrigo da diretiva comunitária relativa aos processos de resolução de instituições de crédito e certas empresas de investimento, "os Estados-membros asseguram que caso as autoridades de resolução transfiram apenas parte dos direitos, ativos e passivos da instituição objeto de resolução, os acionistas e os credores cujos créditos não tenham sido transferidos não podem ficar em pior situação do que a que teriam caso a instituição tivesse sido liquidada ao abrigo de processos normais de insolvência".

Para tal, os Estados-membros "asseguram que seja realizada uma avaliação por uma pessoa independente, o mais cedo possível depois da(s) medida(s) de resolução em causa produzirem efeitos", dita a lei.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10