Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Descontos extra no cabeleireiro alargados à saúde e educação

A Comissão de Reforma do IRS quer alargar os benefícios fiscais dados a quem pede fatura nos restaurantes e cabeleireiros sejam alargados à saúde e à educação, como medida de proteção da família e para garantir que são pedidas faturas, avança o Diário de Notícias.

Descontos extra no cabeleireiro alargados à saúde e educação
Notícias ao Minuto

08:52 - 02/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Neste momento, as faturas de refeições, tratamentos de beleza ou reparações de carros, quando pedidas com número de contribuinte, dão direito a uma dedução em sede de IRS de 15% do valor do IVA referente, com um limite de 250 euros.

De acordo com o Diário de Notícias, a Comissão de Reforma do IRS sugere, agora, que “se incluam os setores da educação e saúde” neste tipo de benefício, no âmbito das medidas de proteção à família e, também, para salvaguardar que as pessoas continuam a pedir fatura.

No entanto, o alargamento desta redução fiscal aos dois setores implicará uma mudança no regime ao nível das taxas ou da incidência.

Sendo que muitos destes gastos estão isentos de IVA (como consultas ou exames médicos) ou pagam apenas 6% (medicamentos, livros escolares), a base para o cálculo não poderá ser 15% do IVA suportado, mas talvez uma percentagem do valor total da fatura.

Desta forma, o limite de 250 euros terá, também, que ser alargado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório