Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

BCE deverá manter taxa de juro e detalhar compra de ativos

Os analistas contactados pela Lusa esperam que o Banco Central Europeu (BCE) anuncie na quinta-feira a manutenção da taxa de juro diretora no atual mínimo histórico de 0,05% e que apresente detalhes sobre a compra de ativos.

BCE deverá manter taxa de juro e detalhar compra de ativos
Notícias ao Minuto

17:37 - 01/10/14 por Lusa

Economia Analistas

De acordo com o consultor da IMF -- Informação de Mercados Financeiros Nuno Rolla, "não se esperam novos cortes na taxa de juro, mas sim, mais detalhes sobre o programa de compras de ativos ABS (asset-backed securities)", que deverá começar em outubro.

Em setembro, após a reunião do Conselho de Governadores do BCE, o presidente da instituição, Mario Draghi, anunciou um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro, mas sem precisar o montante deste programa.

O pacote de compra de ativos do BCE inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro, revelou então Draghi, segundo o qual "estes títulos ABS vão servir para que o crédito chegue à economia real".

As medidas "vão contribuir para uma inflação mais próxima de 2%", que é o objetivo do BCE para a zona euro, referiu na altura o presidente da instituição.

A economista do BPI Teresa Gil Pereira tem a mesma expetativa, afirmando que "a taxa de juro será mantida no nível atual", estando as atenções voltadas para a intervenção de Mario Draghi, que deverá apresentar detalhes sobre a compra de ativos anunciada em setembro.

Também o economista do Montepio Rui Bernardes Serra antecipa que o BCE deverá manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,05%, "não devendo anunciar novos programas de compra de dívida ou de concessão de crédito, mas mantendo a porta aberta a mais medidas, se necessário".

Rui Bernardes Serra espera igualmente que Draghi "detalhe as condições dos programas previamente anunciados, nomeadamente, de aquisição de obrigações hipotecárias, e que mantenha a intenção de aumentar o seu balanço através desses programas de compra de dívida".

Em setembro, o Conselho de Governadores do BCE decidiu cortar a taxa de juro diretora na zona euro para um novo mínimo histórico de 0,05%.

Em junho, o BCE cortou a taxa de juro diretora para 0,15% e colocou em valor negativo a taxa de depósitos (-0,10%). Esta taxa de depósitos passou para -0,20%, o que penaliza mais os bancos que depositam dinheiro no BCE.

A instituição monetária de Frankfurt surpreendeu os analistas que não previam que fosse esta a opção, embora não excluíssem a possibilidade.

O BCE reduziu também em 10 pontos a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual o banco central empresta dinheiro aos bancos a um dia, passando-a para 0,30%, com efeitos desde 10 setembro.

O BCE baixou a sua taxa diretora seis vezes desde 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório