Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Queixa apresentada contra agências de rating 'cai por terra'

Em 2011, quatro economistas tinham formalizado uma queixa contra as agências de rating Fitch, Moody?s e Standard & Poor?s. Esta quarta-feira, três anos volvidos, escreve o Diário Económico, o processo terá sido arquivado, considerando-se que não foram apurados quaisquer indícios de crime

Queixa apresentada contra agências de rating 'cai por terra'
Notícias ao Minuto

17:29 - 01/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Ministério Público

Foi esta quarta-feira arquivada uma queixa apresentada no Ministério Público por quatro economistas contra as mais poderosas agências de rating do mundo. O DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal), que tinha a seu cargo o caso, considerou não ter encontrado qualquer indício de crime.

Em causa estavam, segundo a queixa apresentada em 2011 por Maria Manuela Silva, José Manuel Pureza, Manuel Brandão e José Rei, suspeitas de manipulação de mercado por parte da Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s.

Os economistas consideravam que a descida sucessiva de rating da República tinha contribuído de forma significativa para que Portugal tivesse solicitado um pedido de intervenção externa, que culminou com a entrada da troika no nosso país.

A decisão foi tornada pública através de comunicado do DCIAP, que deu por encerrado o processo a 12 de setembro.

Segundo o Diário Económico, a investigação levada a cabo no seguimento da entrada do processo no Ministério Público foi extensa, "no decurso da qual se realizaram várias inquirições e a exaustiva análise, com a colaboração da CMVM, da documentação recolhida através de diversas vias, incluindo a obtida com a expedição de Carta Rogatória às autoridades competentes no Reino Unido".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório