Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

"É importante criar condições para aliviar o IRS"

A redução do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) é necessária "logo que possível" para atrair investimento, afirmou o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), após uma visita de trabalho a Londres.

"É importante criar condições para aliviar o IRS"
Notícias ao Minuto

14:34 - 01/10/14 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

Os investidores, disse hoje Miguel Frasquilho à agência Lusa, valorizam a reforma do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC), aplicado sobre as empresas, que prevê a redução da taxa para 21% em 2015 e uma descida progressiva para 17% nos próximos cinco anos.

"Mas temos de ter consciência de que não está tudo feito - a área fiscal é uma daquelas em que temos de continuar a atuar. Temos um peso fiscal muito elevado, não só sobre as empresas, que está a ser progressivamente a ser combatido, mas também sobre o fator trabalho", vincou.

Segundo Miguel Frasquilho, "é importante, logo que seja possível, criar condições para aliviar o IRS porque a atratividade de quadros que sejam produtivos e que criem valor é também muito importante".

Além da participação numa conferência para investidores na terça-feira, o presidente da AICEP aproveitou para fazer alguns contactos na capital britânica nos últimos dois dias, onde foram discutidos não só investimentos na dívida pública e no setor financeiro, mas "sobretudo na economia real e em oportunidades de negócio".

"Levo daqui a imagem de que Portugal tem interesse para os investidores. Os investidores apreciam aquilo que está a ser feito na construção do ambiente "business friendly" [amigo dos negócios]. Têm muita confiança na estabilidade política destas orientações", acrescentou.

O presidente da AICEP está confiante de que, "mesmo que aconteçam alterações políticas na condução do país no futuro - e é natural que assim aconteça porque é a democracia, a população vota e teremos resultados - não se esperam grandes alterações na política económica".

Também não espera mudanças a nível da política fiscal europeia: "Por um motivo simples: as matérias fiscais a nível europeu têm de ser decididas por unanimidade e não estou a ver que haja unanimidade, pelo menos nos tempos mais próximos, quanto a uma harmonização fiscal completa na Europa. Há países que nunca vão aceitar isso, mas há outros da Europa de Leste - para desgosto de alguns países maiores. Eu sou favorável à manutenção da situação como ela está. Uma harmonização fiscal não seria benéfica para Portugal porque temos de ter meios para nos distinguirmos positivamente dos outros países e o meio fiscal é um deles", disse.

Além da política e benefícios fiscais que o Governo introduziu, Miguel Frasquilho espera em breve dispor de outro instrumento para atrair investidores estrangeiros.

"O novo quadro comunitário de apoio está neste momento a ser finalizado e terá um enfoque grande em apoios relacionados com a internacionalização, com a inovação, com a investigação e desenvolvimento", adiantou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório