Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Reestruturação do setor da água 'ajuda' autarquias a poupar

Ao longo dos próximos 30 anos, a reestruturação do sector da água, hoje apresentada pelo ministro do Ambiente, vai permitir aos munícipios poupar um valor acumulado de 4,1 mil milhões de euros, destaca o Jornal de Negócios. Mas há cortes na calha.

Reestruturação do setor da água 'ajuda' autarquias a poupar
Notícias ao Minuto

13:02 - 01/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Moreira da Silva

No plano de reestruturação do setor da água, apresentado esta quarta-feira pelo ministro da tutela Jorge Moreira da Silva, foi avançada uma estimativa que permitirá aos municípios poupar uns quantos milhões.

O Jornal de Negócios, citando o ministro do Ambiente, revela que com este plano, as autarquias poderão ao longo dos próximos 30 anos poupar um valor acumulado de 4,1 mil milhões de euros. Muito graças à reorganização em curso no grupo Águas de Portugal que, revela a mesma publicação, deverá poupar 2,7 mil milhões de euros até 2045 nos custos operacionais (uma média de 91 milhões/ano).

Além disso, a redução das tarifas cobradas às autarquias permitirá, indicam estimativas do Governo, uma diminuição dos preços em 75% dos municípios, sendo que nos restantes vai observar-se um aumento de forma faseada, ao longo dos próximos cinco anos.

Mas, já no próximo ano, o grupo Águas de Portugal vai aplicar um corte de 55% nos lugares de chefia e reduzir 20 milhões de euros nos custos operacionais, face aos verificados em 2013.

Este plano de reestruturação vai ainda, revela o Jornal de Negócios, aplicar até 2025 uma poupança de 16,9 milhões/ano nos custos com pessoal da Águas de Portugal, estando previsto um corte de 18% no número de colaboradores, face à evolução prevista até 2025 no quadro de pessoal.

Apesar de o ministro não ter revelado qual a evolução do número de colaboradores em termos absolutos nos próximos dez anos, o Jornal de Negócios indica que o grupo Águas de Portugal detém perto de cinco mil trabalhadores, dos quais dois mil estão afetos à EGF, que em breve sairá do grupo depois de comprada pelo consórcio SUMA/Mota-Engil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório