Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Contribuintes considerados ricos a partir de 50 mil euros

O Governo vai receber hoje o projeto final relativo à reforma do IRS. Entre as várias alterações, o Diário Económico destaca a que diz respeito ao regime de manifestação de fortuna para que sejam evitadas disparidades entre o rendimento e o património declarados.

Contribuintes considerados ricos a partir de 50 mil euros
Notícias ao Minuto

09:46 - 01/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai receber esta quarta-feira o projeto final da reforma do IRS.

De acordo com o Diário Económico, a alteração mais sonante diz respeito ao regime de manifestação de fortuna.

Se o Governo aceitar a proposta e decidir tirá-la do papel e aplica-la aos contribuintes, significa que o montante a partir do qual se considera manifestação de riqueza reduz dos 100 mil para os 50 mil euros.

Mas não é tudo. Tal medida implica ainda o fim da taxa de tributação de 60% que era aplicada aos acréscimos patrimoniais, passando estes a estar apenas sujeitos às taxas normais de IRS.

Para proteger o contribuinte, o grupo de peritos que estudou o tema definiu que é importante criar uma ferramenta de defesa para os que não consigam suspender a liquidação que o Fisco pretenda fazer.

Por último, é sugerido que, sempre que o contribuinte não consiga provar plenamente a origem dos rendimentos, o tribunal deverá sempre decidir a favor do cidadão.

Segundo o Diário Económico estas alterações surgem porque o grupo de peritos considera que as atuais regras são “incoerentes” e “fonte de permanentes litígios”.

Além desta alteração, o projeto final prevê ainda mudanças relativamente ao quociente familiar, às deduções fixas ou à tributação separada dos casais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório