Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicato propõe ao Governo reposição total dos cortes salariais

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos (STE) e mais cinco sindicatos propuseram hoje ao Governo a reposição gradual em 2015 da totalidade dos cortes salariais e a eliminação da sobretaxa do IRS.

Sindicato propõe ao Governo reposição total dos cortes salariais
Notícias ao Minuto

12:35 - 30/09/14 por Lusa

Economia IRS

"Admitimos o faseamento da reposição" das remunerações no próximo ano, disse em conferência de imprensa Maria Helena Rodrigues, do STE e coordenadora da frente sindical composta por seis sindicatos, dos quais dois da UGT.

A proposta entregue hoje ao Governo prevê a reposição de 25% dos cortes em janeiro, 50% em abril, 75% em julho e a totalidade em outubro acrescida de atualização remuneratória igual ao valor esperado para a inflação, que é de um por cento.

A frente sindical propõe ainda uma revisão da tabela única de remunerações, assente na valorização da carreira dos profissionais "mais aptos e com maiores qualificações académicas", um descongelamento das progressões na carreira e uma atualização do subsídio de refeição de 4,27 euros para cinco euros.

Para as pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e Segurança Social (SS) a proposta é de aumento em "pelo menos um por cento", propondo também os sindicatos a eliminação definitiva da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e a reposição dos mecanismos de reforma antecipada para os trabalhadores inscritos na SS.

Em termos fiscais, a proposta é de atualização dos escalões do IRS e da generalidade das deduções à coleta no valor da taxa de inflação prevista para o próximo ano (1%), a futura diminuição das taxas de IRS e da sobretaxa do IRS (3,5%) e a manutenção da cláusula de salvaguardo do IMI.

A Frente Sindical propõe uma alteração à lei orgânica da ADSE até ao final deste ano, de modo a alargar a gestão "em paridade" com as organizações sindicais representativas dos trabalhadores da administração pública.

A revisão do acordo coletivo de trabalho, com a reposição da duração do trabalho nas 35 horas, e a promoção da ética e transparência na gestão de dinheiros públicos são outras das medidas que constam das propostas entregues ao Governo.

Os sindicatos querem que "todos os agentes públicos" publicitem nos seus portais "toda a informação" sobre aquisições de serviços e transferências correntes de receitas públicas para instituições sem fins lucrativos e outros do setor privado, além de todos os contratos celebrados com parcerias público-privadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório