Carlos Costa vê os trabalhadores mais velhos como "descartáveis"

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos criticou as declarações do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa quanto aos trabalhadores mais velhos. ?É uma visão que considera os trabalhadores mais velhos como descartáveis e responsáveis pela situação em que Portugal se encontra?, disse ao Público.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
24/09/2014 14:15 ‧ 24/09/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Arménio Carlos

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, propôs a criação de um mecanismo de pré-reforma para os trabalhadores com longas carreiras contributivas, mas para a CGTP isto “não faz nenhum sentido”.

“É uma visão que considera os trabalhadores mais velhos como descartáveis e responsáveis pela situação em que Portugal se encontra”, explica o líder da CGTP, Arménio Carlos, ao Público.

O discurso de Carlos Costa na terça-feira indica: “Seria necessário pensar (…) em como encontrar formas adequadas de ‘pré-pensionamento’ destes trabalhadores que, por razões ligadas à sua formação, à sua longa história de trabalho e até por razões ligadas à própria inadequação às novas condições de trabalho”.

“Os problemas da economia não se resolvem mandando trabalhadores para casa, mas com políticas que valorizam os direitos dos trabalhadores e a experiência”, defende Arménio Carlos.

E acrescenta: “O senhor governador foi tão lesto a pronunciar-se sobre esta matéria e demorou tanto tempo a resolver, e mal, o problema do BES. Quem tem de se reformar é o senhor governador”.

O Código do Trabalho já prevê que os trabalhadores com 55 ou mais anos possam acordar uma pré-reforma com a empresa. Assim, passam menos tempo a trabalhar ou suspendem a prestação do trabalho. No entanto, continuam a receber um salário mensal e podem até beneficiar de uma redução do pagamento das contribuições para a Segurança Social. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas