Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Há um 'quebra-cabeças' de recursos humanos na Segurança Social

O limite de 10% que o Instituto de Segurança Social colocou aos pedidos de jornada contínua parece ser contraditório, numa altura em que a mesma entidade elabora a sua lista de excedentários, a pensar em 2015.

Há um 'quebra-cabeças' de recursos humanos na Segurança Social
Notícias ao Minuto

08:17 - 24/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Funcionários

A situação de que o Jornal de Negócios dá conta mostra a Segurança Social num imbróglio. Numa altura em que prepara listas de excedentários, seguindo orientações do Governo para a redução da ‘máquina’ do Estado, a entidade estabeleceu uma quota limite de 10% numa modalidade que permite a certos funcionários trabalhar menos horas. A razão? O “enorme défice de recursos humanos”.

A decisão foi tomada pelo Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social, tem data de maio e produz efeitos este mês de setembro e surge na sequência do aumento “significativo” de pedidos de jornada contínua, aumento esse que se seguiu a outro aumento, o do horário de trabalho para as 40 horas semanais.

Esta modalidade da jornada contínua visa os funcionários com filhos até 12 anos e o objetivo é promover a conciliação com a vida familiar. Implica uma redução no tempo de almoço (máximo de meia hora, no edifício e incluído no horário), o que permite uma diminuição de uma hora no tempo de trabalho.

Numa altura em que a Segurança Social está a elaborar a sua lista de funcionários que poderão ser dispensados, vê-se obrigada a colocar uma quota neste género de pedidos, como forma de fazer frente… à falta de funcionários.

Até ao momento, o Jornal de Negócios não terá conseguido do Instituto um esclarecimento sobre esta questão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório