Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

"As empresas têm grande aversão ao risco, o que é mau"

O governador do Banco de Portugal disse esta terça-feira, em Lisboa, que as empresas nacionais têm ?rácios de endividamento muito altos? e que o?nível de autonomia financeira do setor financeiro é muito baixo?. Para Carlos Costa, as empresas têm uma ?grande aversão ao risco? o que, considerou, ?é mau para o sistema bancário, para a empresa e para o compromisso do empresário para com a empresa?.

"As empresas têm grande aversão ao risco, o que é mau"
Notícias ao Minuto

20:59 - 23/09/14 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Carlos Costa

Carlos Costa discursou esta tarde no encerramento do seminário ‘Necessidade de um crescimento robusto’ que se realizou em Lisboa.

Aos presentes, o governador do Banco de Portugal explicou que as empresas têm “rácios de endividamento muito altos” e que o “nível da autonomia do setor financeiro é muito baixo, é de apenas 30%”.

“As nossas empresas têm uma dependência de capitais alheios muito forte. Todavia, esta dependência tem de ser analisada com mais detalhe. Se olharmos para estes capitais e distinguirmos o financiamento bancário de financiamento de acionistas e sócios, verificamos que a realidade é diferente”, explicou Carlos Costa.

Na mesma intervenção, o governador referiu que há uma “grande aversão ao risco” por parte das empresas o que, na sua opinião, revela também um “grande enviesamento dos mecanismos tributários em favor do endividamento”.

“É mau para o sistema bancário, é mau para a empresa e mau para o compromisso do empresário com a própria empresa”, apontou, concluindo que “quanto menor é o grau de capital próprio, menos pele [o empresário] tem em jogo e mais fácil é divorciar-se da empresa”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório