Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

S&P acusada de "avaliações falsas, infundadas e imprudentes"

A agência Standard&Poor?s está a ser acusada pelo Ministério Público italiano de fazer ?avaliações falsas, infundadas e imprudentes? sobre a economia e finanças do país em plena crise na moeda única. A informação está a ser avançada, esta terça-feira, pela agência de notícias Ansa.

S&P acusada de "avaliações falsas, infundadas e imprudentes"
Notícias ao Minuto

14:45 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Itália

O Ministério Público de Itália quer levar a agência de rating Standard&Poor’s (S&P) a tribunal. Em causa está, avança hoje a agência de notícias Ansa, a suspeita de “avaliações falsas, infundadas e imprudentes” durante os anos mais agudos da crise no euro.

De acordo com a Ansa, a investigação teve início em 2011, um ano depois do pedido de resgate grego e logo após a Irlanda e Portugal terem também pedido ajuda à troika (FMI, Comissão Europeia e BCE), pela mão dos procuradores italianos de Trani, no sul de Itália, província de Bari.

À data destes factos, também a agência de rating Moody’s foi acusada. Desde então os magistrados começaram a recolher informação e documentação, designadamente junto dos reguladores da bolsa. Agora sabe-se que será dado seguimento à acção judicial contra a norte-americana S&P.

Recorde-se que foi também em novembro de 2011 que Sílvio Berlusconi ‘caiu da cadeira do poder’, ao perder o apoio da maioria de deputados no Parlamento de Itália, tendo sido substituído por Mário Monti, economista e antigo comissário europeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório