Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Banco mau' obrigado a contratar serviços e pessoas ao 'banco bom'

Revela o Diário Económico que o Novo Banco tem fornecido serviços e pessoal ao ?banco mau?, a parte do BES que ficou com os ?ativos tóxicos?.

'Banco mau' obrigado a contratar serviços e pessoas ao 'banco bom'
Notícias ao Minuto

08:46 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

Com o fim do BES entrou no léxico da economia portuguesa uma curiosa dicotomia: a do ‘banco bom’ e a do ‘banco mau’. O lado ‘bom’ é o do Novo Banco, que ficou com o pessoal e infraestruturas do BES e com os chamados ‘ativos bons’ (CR7 é um deles) Do outro lado ficou o ‘banco mau’, isto é, o BES S.A., que ficou com os chamados ‘ativos tóxicos’.

A separação até pode ter bastante lógica do ponto de vista financeiro, ao tentar separar-se do Novo Banco ativos que o poderão prejudicar e eventualmente até ‘dinamitar’ a ambicionada venda do banco – já defendida pelo próprio Passos Coelho. Mas na prática tem suscitado situações curiosas, ao obrigar o BES a contratar serviços ao Novo Banco.

A informação é adiantada pelo Diário Económico, que conta que o banco mau’ vê-se obrigado a contratar serviços e colaboradores ao Novo Banco. Esta separação foi uma novidade, não só em Portugal mas na Europa, no que à forma de lidar com bancos em dificuldades financeiras diz respeito. Talvez por isso esteja a dar azo a situações curiosas.

Dado que a maior parte do património e do pessoal ficou com o Novo Banco, o BES, na sua atividade diária, vê-se frequentemente obrigado a contratar o Novo Banco para ir gerindo as situações que dizem respeito ao BES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório