Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grandes batiam em retirada, pequenos compravam gato por lebre

Ainda o BES. De acordo com a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, a Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) está convencida de que os grandes acionistas da instituição bancária, então presidida por Ricardo Salgado, dispunham de informação privilegiada que desencadeou a venda em flecha de títulos de dívida.

Grandes batiam em retirada, pequenos compravam gato por lebre
Notícias ao Minuto

08:12 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BES

Estávamos no fim do mês de julho quando o BES se precipitou para o abismo. Mas, à data, poucos saberiam da ruína iminente do banco. Ou talvez não fossem assim tão poucos.

Avança a edição de hoje do Diário de Notícias que a maioria dos grandes investidores da instituição bancária deu ordem de venda dos títulos de dívida entre o dia 31 de julho e o dia 1 de agosto.

Ora, no âmbito da investigação que está a ser levada a cabo sobre o colapso do BES, a Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) suspeita que estes acionistas teriam em seu poder informação privilegiada que usaram de forma abusiva, desfazendo-se dos títulos.

Em contrapartida, os pequenos investidores, desconhecendo o que estaria para vir, compraram gato por lebre enquanto o BES dava os últimos suspiros.

Só no dia 3 de agosto, à noite, ouviriam do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, a solução encontrada para o banco, que os faria perder todas as ações.

Mas como em tudo, difícil é provar. A CMVM terá, pois, de seguir o rasto do dinheiro e dos títulos o que levará tempo. O processo, indica o Diário de Notícias, poder-se-á estender durante meses ou até mesmo mais de um ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório