Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"BCE ajudou o Banco de Portugal a descobrir a situação no BES"

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, descartou hoje qualquer responsabilidade da instituição que lidera na situação do BES. Em resposta a uma questão da eurodeputada Elisa Ferreira, o italiano esclareceu, aliás, que terá sido graças ?ao BCE que o Banco de Portugal detetou o problema no BES?.

"BCE ajudou o Banco de Portugal a descobrir a situação no BES"
Notícias ao Minuto

15:51 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Mario Draghi

“O BCE [Banco Central Europeu] disponibilizou à entidade supervisora [Banco de Portugal] melhores padrões, contribuiu para o esforço da troika para formular melhores critérios de análise e foi graças a esses melhores padrões que a autoridade supervisão portuguesa pode identificar os problemas no BES”. A afirmação foi proferida hoje pelo presidente do BCE, Mario Draghi, em resposta a uma questão da eurodeputada Elisa Ferreira, colocada na Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Draghi esclareceu ainda que o BCE ainda não é entidade supervisora, o que só acontecerá em novembro, pelo que “não teve qualquer responsabilidade de supervisão sobre os bancos portugueses ou em outros bancos. Portanto, o envolvimento do BCE no Banco Espírito Santo foi enquanto parte da troika, não teve um envolvimento específico”.

Apesar disso, o presidente do BCE considerou em seguida que foi devido ao contributo do banco central que o Banco de Portugal melhorou a supervisão sobre os bancos portugueses, o que o levou a detetar os problemas no BES.

No âmbito da troika, o BCE “dotou a instituição supervisora em Portugal [o Banco de Portugal] com melhores padrões, contribuiu para o esforço da troika através do desenho e formulação de melhores padrões, melhor análise de crédito. Dizem-me que foi precisamente devido a estes padrões que a autoridade supervisora portuguesa foi capaz de descobrir sobre o BES”, rematou Draghi.

Recorde-se que, a 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

O objetivo das autoridades portuguesas é vender logo que possível o Novo Banco, que é agora liderado por Eduardo Stock da Cunha após a renúncia de Vítor Bento.

O Novo Banco foi capitalizado com 4.900 milhões de euros do fundo de resolução bancário, sendo que 3.900 vieram de um empréstimo de dinheiro público e o restante dos bancos que participam no fundo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório