Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dívidas nas portagens das SCUT chegam aos 2,79 milhões

As dívidas em portagens nas ex-SCUT acumulam-se a cada dia. Só este ano, os condutores já passaram mais de dois milhões de vezes sem as pagar e a dívida para cobrança já ascende aos 2,79 milhões de euros, noticia o Jornal de Notícias.

Dívidas nas portagens das SCUT chegam aos 2,79 milhões
Notícias ao Minuto

10:40 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

Só este ano já foram detetadas mais de dois milhões de situações de incumprimento pelas concessionárias das autoestradas ex-SCUT que, comunicadas às Finanças, originaram 130.957 processos de execução fiscal.

“Em muitos casos, a cada proprietário correspondem várias situações de incumprimento”, explica a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, indicando que a Autoridade Tributária e Aduaneira só intervém quando são portugueses.

O caso passa entretanto, para as Finanças, onde é elaborado um processo de execução fiscal para saldar a dívida e um processo de contraordenação.

Desde que esta responsabilidade passou para as Finanças em 2013, que o número de processos cresceu exponencialmente, sobrecarregando as delegações do Fisco onde há autoestradas com pórticos.

Na Maia “já somavam mais de 100 mil processos de contraordenações até julho passado e estão a bloquear os serviços”, explicou o presidente da Câmara, Bragança Fernandes.

As Finanças estão ainda a executar dívidas e coimas relativas a 2012, ou seja, “grande parte dos recursos humanos” está ocupada.

“Os contribuintes revoltam-se ao perceber que o não pagamento irrisório de 40 ou 50 cêntimos obriga-os a pagar uma multa, que nunca será inferior a 63,25 euros, além de terem de regularizar a dívida com custas e juros de mora. Se não o fizerem, arriscam-se a ver o carro as contas bancárias ou até o salário penhorado”, explica o presidente dos Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.

A partir do momento em que o condutor não regulariza a portagem nas payshop ou nos CTT e ignora o aviso para saldar a dívida, o incumprimento passa para as Finanças. Ou seja, de uma dívida de cêntimos passa a pagar centenas de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório