Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portas inicia domingo visita ao Canadá acompanhado de Cristas

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, lidera a partir de domingo uma comitiva ao Canadá, acompanhado da ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, onde terá encontros com ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria.

Portas inicia domingo visita ao Canadá acompanhado de Cristas
Notícias ao Minuto

18:45 - 19/09/14 por Lusa

Economia Vice-primeiro-ministro

Numa nota enviada à comunicação social, o gabinete de Paulo Portas adianta que os secretários de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e do Mar, Manuel Pinto de Abreu, integram a comitiva, tal como o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, e administradores desta entidade.

Entre domingo e segunda-feira, está previsto que a delegação portuguesa tenha encontros com os ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria, em Otava.

Além disso, haverá ainda um encontro com o presidente da comissão parlamentar do comércio internacional.

Já em Toronto, está agendado um encontro com o ministro das Finanças do Ontário, o luso-descendente Charles Sousa, e a realização do seminário económico sobre "Oportunidades de Negócio Portugal-Canadá", que será encerrado por Paulo Portas e pelo ministro da Cidadania e Comércio Internacional, Michael Chan.

"Este encontro empresarial será uma oportunidade para o Canadá conhecer melhor o momento económico de recuperação que Portugal atravessa e as oportunidades que o país oferece atualmente em termos de investimento. Servirá também de estímulo ao desenvolvimento de parcerias empresariais", refere o gabinete do vice-primeiro-ministro.

"Nesta deslocação, a ministra da Agricultura irá dar continuidade ao Roteiro internacional para captação de investimento que Portugal tem estado a promover junto de países que são exemplos mundiais na área da economia do mar. Portugal tem hoje uma nova Lei de Bases de Ordenamento do Espaço Marítimo e um enquadramento legislativo mais simplificado e amigo dos investidores, sendo um país pioneiro no mundo numa lei deste tipo", adianta.

Na agenda, a ministra Assunção Cristas tem encontros previstos com a ministra das Pescas e Oceanos, Gail Shea, entre outros responsáveis do governo, de empresas e associações canadianas.

"A delegação irá ainda contactar com empresas portuguesas já estabelecidas no Canadá e também com atuais e potenciais investidores canadianos", acrescenta.

Vinte e três empresas integram a missão empresarial, provenientes dos setores agroindustrial e tecnologias de informação, entre outros.

No ano passado, o Canadá foi o 26.º cliente e 37.º fornecedor de Portugal, com um volume do comércio de mercadorias de cerca de 390 milhões de euros. Atualmente, mais de 1.000 empresas nacionais exportam os seus produtos para o Canadá.

Em termos de serviços, as empresas portuguesas exportaram para o Canadá mais de 180 milhões de euros em 2013 e o volume total de serviços prestados entre os dois países somou quase 200 milhões de euros.

"A visita será um estímulo às relações políticas e económicas entre Portugal e o Canadá, múltiplas e de longa data, mas que têm ainda um enorme potencial de crescimento", conclui a nota.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório