Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Angola investe três mil milhões de euros em 44 plataformas logísticas

Angola vai investir mais de três mil milhões de euros na construção de 44 plataformas logísticas por todo o país para potenciar o desenvolvimento regional e nacional, interligando as redes de transporte angolanas com o resto do continente africano.

Angola investe três mil milhões de euros em 44 plataformas logísticas
Notícias ao Minuto

15:28 - 19/09/14 por Lusa

Economia Ministério

A informação consta de um estudo do Ministério dos Transportes de Angola a que a Lusa teve hoje acesso e prevê um horizonte temporal de dez anos para a concretização deste investimento.

A futura Rede Nacional de Plataformas Logísticas, avaliada em 3,9 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros) envolverá cinco polos logísticos, dez centros de transportes rodoviários e ferroviários e cinco centros de carga aérea entre outras infraestruturas de apoio na área das mercadorias e logística.

O projeto já está em curso e envolve nesta fase a aquisição dos terrenos necessários nas várias províncias, decorrendo em paralelo a elaboração dos respetivos estudos técnicos, de impacto ambiental e de viabilidade económica.

Mais adiantadas, já em fase de construção, estão as plataformas das províncias de Malanje, Moxico, Cuando Cubango e Huíla, além do centro logístico do Soyo (província do Zaire).

Está ainda prevista a interligação entre estas plataformas e a rede ferroviária nacional, com base nas linhas de Luanda, Benguela e Namibe, abrangendo os territórios de maior atividade industrial, mineira e agrícola, para escoar as mercadorias e otimizar a produção nacional.

Estas infraestruturas estão classificadas conforme a relevância no contexto regional, nacional e continental, tendo em conta a prevista interligação com as redes de transportes (terrestres e marítimos) de países vizinhos, a norte, no interior e a sul.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana mas o Executivo tem em curso um programa para diversificar a economia, que fora do setor petrolífero vale atualmente cerca de um quarto das receitas fiscais nacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório