Governo critica trabalho de analistas no caso BES

Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia, critica os analistas financeiros por não terem sido capazes de detetar mais cedo os sinais de alarme no Banco Espírito Santo (BES) e na Portugal Telecom (PT), avança o Jornal de Negócios.

"Investimento estrangeiro é importante para criar emprego"

© GlobalImagens

Notícias Ao Minuto
18/09/2014 09:00 ‧ 18/09/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Crise

“Analistas, investidores: estavam ou não estavam a acompanhar e a avaliar de forma adequada as mudanças e os riscos associados a esta emissão [aumento do capital do BES em junho]?”, questionou Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia, esta terça-feira.

Durante a celebração dos 30 anos da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF), Mathias afirmou que os problemas no Banco Espírito Santo (BES) e na Portugal Telecom (PT) podiam ter sido detetados mais cedo, responsabilizando, nesta parte, os analistas financeiros.

O secretário de Estado adjunto deu como exemplo uma das avaliações feitas pelos analistas por altura do aumento de capital: “BES: seis comprar, nove manter, dois vender. Ou seja, quinze analistas achavam que se podia manter ou comprar. E em 10 de julho, sete comprar, sete manter e um único analista dizia que se devia vender”.

Desta forma, explica Leonardo Mathias, “o risco não pode ser distribuído a pessoas que não sabem interpretar a dimensão e o significado desse mesmo risco”, referindo-se aos pequenos acionistas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas