Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Despedir para manter portas abertas é opção das empresas

Para sobreviver à crise nos últimos 12 meses, quase duas em cada dez pequenas e médias empresas (PME) optaram por despedir os seus trabalhadores para contornar as dificuldades financeiras, explica o Jornal de Negócios.

Despedir para manter portas abertas é opção das empresas
Notícias ao Minuto

14:58 - 17/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Segundo um estudo elaborado pela Zurich em colaboração com proprietários, diretores-gerais, CEO e financeiros de PME de 19 países, incluindo Portugal, as pequenas e médias empresas (PME) viram como solução despedir os trabalhadores para manterem as portas abertas. Houve, no entanto, uma diminuição de 3% face a 2013, informa o Jornal de Negócios.

Mas esta não foi a principal solução por parte das empresas que resolveram apostar em novos nichos de mercado e na redução de preços, assim como na diversificação da oferta de produtos ou serviços.

No último ano, 8% das empresas em Portugal chegou mesmo a pensar abrir falência, ao passo que a mesma percentagem conseguiu aumentar ordenados e 12% recrutar mais colaboradores. Dados que representam um aumento de 2%, em comparação a 2013.

Ainda sobre as empresas nacionais estas mostraram-se mais sensíveis em relação à importância da gestão do risco, aumentando de 6% para 8%.

Comparado com outros países europeus, Portugal está acima da média europeia quanto à aposta em novos nichos de mercado, assim como a redução de preços, despedimentos e diminuição de ordenados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório